Diminua seus custos fixos de operação e venda mais através do ERP! - V4 Company
Image and video hosting by TinyPic
Artigos

Diminua seus custos fixos de operação e venda mais através do ERP!

Entre as tantas vantagens do uso de um ERP (do inglês Enterprise Resource Planning), que pode ser traduzido como o “planejamento dos recursos das empresas” está sem dúvida a redução de custos.

Na prática, o ERP é o sistema responsável por reunir, gerir e automatizar as operações diárias de uma empresa. Ele organiza o trabalho e concentra todas as informações úteis e necessárias para o gerenciamento.

Na maioria das vezes, as micro e pequenas empresas acabam por se utilizar das retrógradas fichas e planilhas, o que descentraliza a informação, faz com que muita coisa se perca e aumenta o custo operacional. Isso porque muitas vezes são necessárias várias pessoas para administrar todo esse sistema manual.

marketing-e-vendas

As empresas que aderem ao ERP, além de reduzirem seus custos de operação, podem trabalhar de forma muito mais estratégica através dos filtros do sistema. Nele é possível saber quais são os seus produtos mais vendidos, quais os melhores clientes e as melhores/piores épocas do ano para comercializar cada produto.

As vantagens dessas informações são inúmeras, entre elas a maior previsibilidade das vendas, onde você pode trabalhar para otimizar as vantagens competitivas, melhores clientes e épocas do ano de picos de vendas. Além de identificar os gargalos de “baixa temporada” e produtos acumulados em estoque para encontrar novas maneiras de formatá-los e comercializá-los.

Quando você trabalha de forma manual, além de todas as desvantagens que já apresentamos aqui, você acaba perdendo muitas vendas, principalmente por clientes de remarketing. Isso porque nem sempre o seu prospect está propenso a concretizar a compra. E se você não tiver um histórico automatizado da situação de negociação de cada cliente, a grande maioria vai se perder, justamente pelo tempo que você precisa dedicar para outras demandas.

De forma geral, o ERP sempre vem para atualizar e instaurar uma nova cultura na empresa. O que é sempre muito positivo no sentido de redução de custos, melhor organização, centralização da informação e automatização do processo.

E você, acredita na importância de “crescer do jeito certo”?

Costuma investir para profissionalizar a sua empresa?
Me conte aqui nos comentários!

Angélica Picolli

Publicitária formada pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós graduanda em Gestão Empresarial pela ULBRA. Apaixonada por estilo, comportamento e comunicação, tenho também uma especialização em Moda. Aqui compartilho minhas experiências e aprendizados, espero contribuir de alguma forma para sua formação ou para sua empresa!

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Image and video hosting by TinyPic
Topo