Marketing Multinível com Marketing Digital - V4 Company
Artigos

Marketing Multinível com Marketing Digital

Image and video hosting by TinyPic

Certamente você deve estar pensando que estamos começando a entrar na onda de falar daquele “Marketing Multinível” fachada que só é um nome diferente para pirâmides, não, não estamos.

Hoje venho mostrar para vocês as diferenças entre o real Marketing Multinível e os esquemas de pirâmides e também fazer um ponto sobre a Venda Direta e sobre como Marketing Digital pode alavancar também projetos no estilo de Marketing Multinível.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa, começando pelas diferenças de cada um.

marketing-e-vendas

Certamente você já ouviu falar de

Esquemas de Pirâmide

Todos sabemos a fraude que isso é mas, quando eu soube da primeira vez que isso aconteceu, fiquei abismado com a cara de pau do pessoal que começou com isso e ainda mais surpreso com o pessoal que entrou nisso. Para você que não sabe a história do começo dos esquemas de pirâmide, vou te contar aqui.

Basicamente o que a gente hoje entende por esquema de pirâmide (ou até golpe de pirâmide) se tornou popular no começo do século 20: existiam pessoas que prometiam retornos absurdos de investimentos se você desse dinheiro para eles e depois convencessem pessoas a dar dinheiro para você, gerando assim uma gama de pessoas dando dinheiro umas para as outras, só que não tinha produto ou investimento.

O que acontecia era que, quando as pessoas davam dinheiros para as outras, esse dinheiro era usado para pagar as pessoas lá do topo e isso era usado como argumento e “prova” de que as pessoas realmente estavam crescendo e se tornando prósperas. Porém não era bem isso, apenas as pessoas lá do topo dessa pirâmide realmente ganhavam dinheiro.

Vendo essas pessoas do topo ganhando muito dinheiro, isso se tornava um incentivo para que elas começassem a recrutar cada vez mais e mais pessoas para esse esquema, fazendo com que o pessoal do topo ganhasse ainda mais dinheiro, o que se tornava um ciclo quase que infinito.

Basicamente, a essência do golpe de pirâmide era, literalmente, pessoas dando dinheiro para as pessoas do topo. Exatamente! Sem serviço, sem valor, sem troca nenhuma. Óbvio que esse estilo de golpe se tornou ilegal em praticamente qualquer lugar do mundo, porém a gente sabe como as pessoas são, então o Golpe de Pirâmide começou a tomar outro rumo.

A pirâmide daquele jeito não funcionava, então as pessoas começaram a “enfiar” produtos ruins e que ninguém dava a mínima para justificar o tradicional Golpe de Pirâmide. Porém, aqui a gente começa a complicar um pouco as coisas. O Marketing Multinível é bem parecido com o Golpe de Pirâmide, porém existem sim modelos de negócio e empresas sérias que realmente trabalham com produtos bons nesse estilo de Marketing de Rede ou Marketing Multinível.

Já vamos entender a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmides, mas antes, vamos entender o que é

Venda Direta

A Venda Direta é um sistema de vendas, seja de produtos ou serviços, baseada no contato pessoal entre quem vende e quem compra, não estando em um estabelecimento comercial fixo.

Uma curiosidade é que, em 2013, esse mercado já contava com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gerava 8 mil empregos diretos e atingiu US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. Para você ter uma ideia, em 2016, a empresa top desse ramo (Amway) gerou uma receita de mais de 9 bilhões de dólares. Olha só esse top 10 de 2014 da Business Review Brasil.

Entendo o que é Venda Direta, podemos ir ao que realmente é o tópico deste post, o

Marketing Multinível

Qual o conceito do Marketing Multinível?

De maneira pragmática, o Marketing Multinível é um sistema derivado das Vendas Diretas, ele funciona em forma de networking. Mas, agora que você já sabe sobre o Esquema de Pirâmide, fica um pouco mais fácil explicar a diferença entre Marketing Multinível e as Pirâmides.

Basicamente a ideia de ter uma pessoa (ou empresa) que começa “recrutando” novas pessoas para vender um produto para outras pessoas é a ideia do Golpe de Pirâmide, só que no golpe o real lucro, a maior quantidade de dinheiro, vinha justamente do recrutamento pelas cobranças de entrada para começar a vender o produto.

No Marketing Multinível a principal diferença, que faz com que ele seja legítimo e a Pirâmide não é: No Marketing Multinível a empresa lucra mais com a venda do produto do que com o recrutamento dos vendedores. Nos Estados Unidos foi criada uma regra macro para identificar se alguma empresa é um esquema de Pirâmide ou um Marketing Multinível legítimo, a regra se chama “Regra dos 70%”, se a empresa tem 70% ou mais dos seus rendimentos vindo da venda dos produtos e não do recrutamento, é Marketing Multinível. Se ela tem mais faturamento advindo do recrutamento de pessoas para a rede, é Pirâmide.

Essa regra simples te ajuda a diferenciar se uma empresa é Marketing Multinível ou Pirâmide.

Potencial do Mercado

Então agora sabemos que o Marketing Multinível não é igual ao Golpe de Pirâmide. Vamos começar a entender quais as vantagens deste tipo de serviço e também qual o seu potencial.

É de conhecimento geral que o Brasil encontra-se em uma época de crise e desemprego. Considerando essas circunstâncias, para quem está sendo prejudicado por esses problemas, trabalhar com Venda Direta ou Marketing Multinível pode ser uma saída. Caso identificado que você possa trabalhar para uma empresa realmente séria e não uma nova Telex Free, vale a pena a tentativa. A liberdade que estes vendedores têm na hora de fazer as vendas e recrutamentos ajuda muito, até mesmo para quem já tem um emprego fixo.

Em 2015/16 tivemos um “boom” forte no empreendedorismo, o que, com absoluta certeza, fortaleceu um pouco mais o mercado. Esse “boom” provavelmente deu força para algumas pessoas largarem o comodismo e tentarem algo diferente. O Marketing Multinível pode ser uma boa entrada para o mundo do empreendedorismo. Além de poder também te dar uma chance de crescer e ser reconhecido em uma empresa dessas.

Ok, mas agora, por que nós da V4 Company estamos falando disso? Claro que a gente reconhece isso e também sabemos que o Marketing Digital pode ser de grande ajuda nesse meio. Por esse motivo estou escrevendo esse artigo, para mostrar a você como o Marketing Digital pode ajudar uma empresa de Marketing Multinível séria.

Marketing Digital com Marketing Multinível

Marketing Multinível basicamente funciona por conta do networking envolvido, o Marketing Digital funciona também com a Maestria das Redes Sociais. Podemos então unir o útil ao agradável, fazendo Marketing Digital em redes sociais para pessoas que gostariam de fazer parte da empresa ou comprar o produto que a mesma vende.

Claro que o Marketing Digital não irá remover a tradicional maneira da qual a empresa funciona, com o “boca a boca”, mas ele servirá mais como um impulsionador para essa empresa. O principal ponto do Marketing Digital com o Marketing Multinível vai ser tornar mais fácil o recrutamento das pessoas e ajudar essas pessoas também a vender os produtos.

Mas quais os perfis de clientes?

No Marketing Multinível nós possuímos dois públicos base para nos basearmos:

1 – Consumidores do Produto: Basicamente essas pessoas são os clientes dos recrutados, pessoas que têm interesse no produto que a empresa vende.

2 – Interessados em Vender o Produto: Essas pessoas já são mais focadas em querer participar da empresa e ter o seu lucro próprio, vendendo esses produtos.

Como o Marketing Digital pode ajudar na hora de encontrar essas pessoas? Nas mídias sociais podemos utilizar das segmentações para pegar exatamente essas pessoas nas redes sociais. Gerando assim mais pessoas para a empresa e também mais interessados em comprar os produtos.

Cuidado

Agora que você sabe as diferenças entre Marketing Multinível e Golpe de Pirâmide, talvez você esteja pensando que se ouvir “Marketing Multinível” você certamente estará lidando com uma empresa legítima, certo?

Não! Tome muito cuidado, pois pessoas que fazem Pirâmides adoram estabelecer diferenças entre o projeto deles e os “golpes de pirâmide” e também dizer que o trabalho que eles fazem é um Marketing Multinível, quando na realidade não passa de mais um Golpe!

A dica que temos para você não cair nesse conto do vigário é utilizar sempre a regra dos 70%.

Caso você tenha a ideia de que qualquer Marketing Multinível é legítimo, um bom exemplo é o da TelexFree. Eles se consideravam Marketing Multinível, tinham essa cara para o mundo todo, milhões de pessoas entraram nesse esquema e, pela regra dos 70%, a gente consegue ver que na verdade era um Golpe de Pirâmide. Aí você pensa: Como?

Olha só esse print:

Se a regra dos 70% estivesse realmente sendo cumprida, ao invés das pessoas estarem reclamando apenas de “não estarem conseguindo seu dinheiro de volta”, o que estaria sendo mais visto seria pessoas reclamando da indisponibilidade do serviço, porém é justamente o contrário.

Isso prova que a TelexFree era um Golpe de Pirâmide e não um Marketing Multinível.

Como utilizar o Marketing Digital no Marketing Multinível?

Além da segmentação master das mídias sociais, após começar a mostrar anúncios e gerar cadastros dessas pessoas, pode-se pensar em reuniões regulares (presenciais ou até virtuais, pois a abrangência pode ser nacional), capturar interessados, fazendo ligações aos leads, oferecendo os produtos e/ou participação na empresa.

Sobre Marketing Multinível na Internet, o Empreendedores Web escreveu um artigo muito bom sobre o assunto, confere ele aqui.

Essas são algumas das ações que o Marketing Digital poderia ajudar no Marketing Multinível.

 

Sabendo do que o Marketing Digital pode fazer no Marketing Multinível nós queremos te mostrar onde a V4 pode ser útil!

Se você tem uma empresa que utiliza a estratégia de Marketing Multinível, como vimos acima, você precisa vender seu produto e ao mesmo tempo encontrar novas pessoas, certo?

Então, a V4 estaria te ajudando a montar campanhas realmente efetivas para vender mais o seu produto, utilizando Facebook, Adwords e qualquer fonte de tráfego necessária para vender.

E também estaríamos ajudando sua empresa a encontrar novas pessoas para se tornarem vendedoras para você.

Nossos conhecimentos em Marketing Digital, com absoluta certeza, podem fazer a diferença em qualquer projeto, seja ele Marketing Multinível, Venda Direta ou qualquer outro!

Caso você tenha esse tipo de empresa (ou outros) entre em contato com a gente, ficaremos felizes em te atender!

 

E CASO VOCÊ AINDA NÃO SAIBA….

Aqui na V4 Company nós desenvolvemos um processo claro e replicável para qualquer negócio vender mais. O Método V4 para vender coma  internet é baseado em quatro pilares fundamentais:

Tráfego – Diz respeito ao volume de visitas que seu negócio tem. Seja um ponto de venda físico ou digital, suas chances de venda são diretamente proporcionais à o volume de tráfego que você tem no seu ambiente. Um site sem tráfego é como uma loja no meio de um deserto.

Engajamento – Como você encanta seus clientes? De que forma você irá conduzir um potencial cliente ao consumo da sua solução? Porquê ele deve escolher por você e não pelo seu concorrente? Essas respostas se traduzirão em sua estratégia de engajamento.

Conversão – Você tem o cliente no seu ambiente, e ele está determinado em comprar seu produto. Qual o melhor meio de pagamento? Quantos acabam desistindo? Porquê? Como fazer diferente? Essas respostas se tornarão suas estratégias de conversão.

Retenção– Você conhece seu cliente? Entende porque comprou de você? Quando poderá comprar novamente? Essas respostas e todo este artigo até que você leu até agora, são os pontos que poderão fazer a lucratividade do seu negócio aumentar exponencialmente. Conquiste novos clientes, mas não os perca. Sua lucratividade está em cima de sua audiência.

Guilherme Lippert

Atualmente Traffic Manager na V4 Company, já passou por todas as áreas da empresa, desde Design, Produção de Conteúdo, Gerenciamento de Redes Sociais, 2 anos atuando na frente de Produção Multimídia e, atualmente, fazendo a compra e gerenciamento de tráfego de todos os clientes da V4 Company.

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Image and video hosting by TinyPic
Topo