Quais as Mídias Digitais mais efetivas? - V4 Company
Artigos

Quais as Mídias Digitais mais efetivas?

Image and video hosting by TinyPic

Por toda internet as pessoas mostram estatísticas e compartilham notícias mostrando a importância e relevância das mídias digitais nos dias de hoje. Porém estamos fartos de ler e ouvir notícias deste tipo, então vamos falar do que realmente importa: Quais são as mídias digitais mais efetivas?

Caso você seja um dos raros casos de pessoas que ainda não ouviram das tais “Mídias Digitais”, vou explicar agora:

Midias digitais são todo e qualquer tipo de divulgação de qualquer tipo de material divulgado pela internet, como os vídeos de anúncio no youtube, os banners de blogs, anúncios no Google e no Facebook. Tudo isso citado são tipos de mídias digitais, alguns são feitos com estratégias mais agressivas, alguns com estratégias que entregam mais do que recebem, neste artigo irei tratar com mais detalhe as mais efetivas e mais imporantes da atualidade.

marketing-e-vendas

Agora que você já sabe o que são as mídias digitais, você terá como compreender do que este post se trata!

Usar uma ou várias estratégais?

Se você for pensar em qual de todas mídias você vai usar irá acabar não usando nenhuma, tudo que você faz para divulgar sua marca ou empresa é um tipo de mídia digital, então ao invés de focar em uma, você deverá utilizar as que mais se encaixam com o seu negócio, além de, obviamente, utilizá-las de uma maneira efetiva e correta.

Indiferente de qual tipo de empresa você tenha, a melhor estratégia para se seguir quando se fala de mídia digital é utilizar a vários tipos de mídia em conjunto para ter várias fontes de resultados. Por exemplo, você pode ter um Blog que terá links para seu Facebook, onde você terá postagens que focam no seu produto e podem gerar vendas, ou você tem anúncios no Facebook que levam diretamente para uma landing page onde você poderá estar convencendo sua persona a comprar seu produto ou gerar um lead.

As combinações de estratégias para as mídias digitais são inúmeras, mas o intuito desta postagem é mostrar quais são as mídias digitais mais efetivas?

Facebook

Todos os blogs, portais, empreendedores e qualquer pessoa deste meio sempre diz que uma das melhores mídias é o Facebook, eles estão certos? Sim! Porém você tem que saber o que você está fazendo ou ter alguém que saiba, assim você saberá que seu investimento realmente está valendo a pena.

O Facebook oferece algumas vantagens que quase nenhum outro site do tipo oferece, como a sua grande utilização, onde temos bilhões de pessoas usando o Facebook pelo mundo todo, e dentro dessa quantidade imensa de pessoas o Facebook fez algo que se tornou de grande ajuda para quem quer utilizar a rede social para anúncios: A sua Super Segmentação.

A segmentação do Facebook hoje é a mais completa que existe dentro de todos os tipos de segmentação, você pode anunciar para quase qualquer tipo de pessoa, com alguns cliques você monta uma campanha e começa a mostrar anúncios para EXATAMENTE quem é seu potencial cliente, fazendo assim o Facebook ser um dos investimentos mais certeiros quando se trata de anúncios interruptivos.

Outra grande vantagem do Facebook é seu baixo custo, você pode começar a anunciar hoje mesmo no Facebook com 5 reais, claro que seus resultados serão menores, mas com não muito mais do que isso você consegue ter uma grande exposição e, se bem feito, muitas vendas, que é o que realmente importa quando se trata de marketing.

Todas as pessoas que anunciam no Facebook estarão também sendo vistas dentro do Instagram, aplicativo esse que tem crescido cada vez mais, apesar de ter uma pegada totalmente diferente do Facebook, o instagram também pode ser uma grande fonte de faturamento para sua empresa, fazendo com que você possa ter uma base de fãs engajados também nessa plataforma, tendo assim mais uma fonte de tráfego e vendas.

O grande porém desta mídia é que a maioria das ações que você pode fazer são muito pontuias, muitas vezes não deixam nenhum tipo de “legado”, acabam se tornando apenas campanhas diretas de venda, muitas vezes elas vão deixar resultados não muito duradouros, as vendas são pontuais, se você para o investimento sua exposição cai quase que por completo e o crescimento exponencial que o Facebook lhe proporciona fica totalmente parado, tudo tem os pontos bons e ruins, não é mesmo?

Porém já já vamos falar de uma estratégia que pode gerar resultados contínuos com esforço monetário quase zero, fazendo com que em conjunto com esse tipo de anúncio interruptivo, seus investimentos comecem a ser mais certeiros do que nunca.

Cada vez mais vemos empresas, pessoas e produtores de conteúdo citarem o Facebook como uma boa mídia digital, como o Post de Cláudio Coelho para o site Ecommerce Brasil, este do Marcio Marques no site Caixa de Ideias ou este no Expressa Design Solutions.

Adwords

Muito usado para se posicionar em palavras chaves específicas, o Adwords é uma Mídia Digital muito usada para posicionar bem seu site em todas as palavras das quais você quer estar aparecendo nas buscas do Google.

A utilização do Adwords envolve aqueles anúncios nas buscas do Google que ficam acima de todos os resultados orgânicos, por tal motivo o Adwords pode ser uma ótima ação para conseguir leads quentes, fazendo com que você consiga encontrar pessoas mais propícias a comprar seu produto por conta de eles, provavalmente, já estarem pesquisando sua solução.

Outro tipo de utilização do Adwords são os anúncios em vídeo no Youtube, tratado muitas vezes como chatos, os anúncios de 5 segundos, quando bem segmentados e bem feitos, podem ser um turning point nos anúncios vindos desta ferramenta. Quando bem segmentado o anúncio pode acabar chamando muita atenção nestes curtos 5 segundos, tendo uma grande chance de converter uma boa quantidade de pessoas, considerando também a quantidade de público que o Youtube possui.

O adwords também pode ser muito útil na hora de utilizar banners, antigamente nós entrávamos em contato diretamente com donos de blogs, sites de todos os tipos e conversávamos com essas pessoas  a possibilidade de colocar um banner no site deles por um período com x de custo, hoje em dia isso se tornou muito mais simples por conta do Adwords e seus anúncios em Rede de Display, onde você pode segmentar os blogs e sites que você quer que seus banners apareçam, também possuindo uma grande gama de segmentação para você não estar cometendo nenhum erro.

Com a mesma utilização da Rede de Display você pode fazer campanhas de Remarketing, aí que você pode também fazer uma boa utilização dos pixels do facebook para juntar essas duas mídias digitais para fazer uma super campanha, onde, por exemplo, a pessoa cai num anúncio seu do Facebook, ao ver e sair ela começa a ver mais daquela sua mesma ação em outros sites que ela visitar, fazendo assim com que seu potencial cliente não perca nunca de vista seus anúncios.

Considerando sua relativa complexidade, o Adwords deve ser feito com cautela para não ser um investimento em vão, sendo assim importante que um especialista dessa área faça as campanhas.

Os anúncios nos Adwords estão se tornando cada vez mais comum, gerando um hype para o pessoal que costuma falar de marketing digital, essa mídia também já vem há tempos sendo falada, como neste post na Endeavor Brasil.

Inbound Marketing

Para aqueles que não estão muito familiarizados com o Inbound Marketing, essa estratégia envolve a criação de conteúdo relevante para sua persona, sendo o contrário de um marketing direto, no qual você tenta a todo o custo atrair a atenção do seu consumidor, no Inbound Marketing você criará conteúdo relevante e realmente interessante para seu consumidor, gerando assim uma audiência que estará muito mais propícia a comprar de você pela relevância que você vem criando.

A criação de conteúdo no Inbound é a parte mais essencial dessa estratégia, produzir conteúdo realmente relevante para sua audiência muitas vezes pode ser algo um tanto complicado, porém com absoluta certeza vale o esforço.

Existem muitas diretrizes de SEO que podem ser seguidas na hora de escrever seus artigos ou divulgar seus vídeos, essa estratégia pode aumentar significativamente seu Rankeamento no Google, fazendo com que mais pessoas encontrem seu blog ou seu site e consequentemente comprem seus produtos.

Uma grande vantagem de utilizar o Inbound Marketing é a criação de Autoridade que ele traz consigo, quando você começa a produzir conteúdo realmente relavante para sua audiência, essas pessoas começam a acompanhar com mais frequência a sua empresa, fazendo com que eles comecem a ver você como autoridade naquilo que você se posiciona, assim se torna muito mais fácil de vender para essas pessoas.

Criando seus conteúdos e gerando leads você começa a gerar uma audiência mais engajada com a sua marca ou produto, depois você pode criar campanhas no Facebook ou no Adwords para converter essa audiência, como eles já estarão familiarizados com você suas campanhas com certeza irão ter um desempenho muito superior à uma simples campanha de marketing direto com a segmentação do Facebook ou do Adwords. Por que o Inbound Marketing deixa seus clientes mais quentes, essa estratégia vem se tornando cada vez mais usada por todas as empresas pelo Brasil e já há algum tempo no exterior.

Em 2016 o Inbound Marketing se tornou uma das principais estratégias de diversos tipos de empresas, hoje em dia esse tipo de ação é feita por grande parte das empresas existentes, diversas pessoas ensinam.

Um grande exemplo de empresa que usa Inbound Marketing de uma maneira incrível é o Administradores.com.

 

Essas são as Midias Digitais das quais a gente aqui na V4 Company consideramos as mais importantes e relevantes na atualidade, todas elas podem ser usadas sem nenhum problema por qualquer tipo de empresa, desde varejo até empresas de Software ou academias, por exemplo. Porém deve-se levar em conta que todas essas ações demandam uma estratégia clara e profissionais qualificados para produzir conteúdo, gerenciar redes sociais, produzir anúncios no Facebook e no Adwords.

Se você ainda não utiliza nenhuma dessas mídias digitais você está com certeza perdendo muito dinheiro e exposição. Aqui no nosso blog você encontra diversos posts que mostram os motivos de você TER de investir nessas mídias, mostrando que a interent não é o futuro, mas sim o presente.

Caso você ainda não faz nenhuma dessas ações, nos da V4 Company podemos te ajudar! Aqui na empresa nos fazemos isso há mais de 8 anos e temos conhecimento o suficiente para aplicar estas e outras estratégias para qualquer tipo de empresa. Entre em contato conosco e a gente estará disposto a levar sua empresa a um novo patamar, utilizando essas e outras estratégias de Marketing Digital.

Muitas agências digitais vem utilizando as Mídias Digitais de uma maneira que não gera Resultados, aqui na V4 Company nós acreditamos que Marketing só é Marketing quando vende o seu produto.

 

E caso você ainda não saiba….

Aqui na V4 Company nós desenvolvemos um processo claro e replicável para qualquer negócio vender mais. O Método V4 para vender coma  internet é baseado em quatro pilares fundamentais:

Tráfego – Diz respeito ao volume de visitas que seu negócio tem. Seja um ponto de venda físico ou digital, suas chances de venda são diretamente proporcionais à o volume de tráfego que você tem no seu ambiente. Um site sem tráfego é como uma loja no meio de um deserto.

Engajamento – Como você encanta seus clientes? De que forma você irá conduzir um potencial cliente ao consumo da sua solução? Porquê ele deve escolher por você e não pelo seu concorrente? Essas respostas se traduzirão em sua estratégia de engajamento.

Conversão – Você tem o cliente no seu ambiente, e ele está determinado em comprar seu produto. Qual o melhor meio de pagamento? Quantos acabam desistindo? Porquê? Como fazer diferente? Essas respostas se tornarão suas estratégias de conversão.

Retenção – Você conhece seu cliente? Entende porque comprou de você? Quando poderá comprar novamente? Essas respostas e todo este artigo até que você leu até agora, são os pontos que poderão fazer a lucratividade do seu negócio aumentar exponencialmente. Conquiste novos clientes, mas não os perca. Sua lucratividade está em cima de sua audiência.

Guilherme Lippert

Atualmente Traffic Manager na V4 Company, já passou por todas as áreas da empresa, desde Design, Produção de Conteúdo, Gerenciamento de Redes Sociais, 2 anos atuando na frente de Produção Multimídia e, atualmente, fazendo a compra e gerenciamento de tráfego de todos os clientes da V4 Company.

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Image and video hosting by TinyPic
Topo