Tenho um ótimo produto, mas ele não VENDE. - V4 Company
Image and video hosting by TinyPic
Artigos

Tenho um ótimo produto, mas ele não VENDE.

Depois de tanto tempo analisando, entendendo e estudando novos negócios e empresas, percebemos algumas dores da maioria dos empreendedores por aí e queremos compartilhar algumas dicas que funcionam para sanar essas dificuldades e vender mais. A maior das dores que entendemos é: “Tenho um ótimo produto, mas ele não vende como eu quero”. Para começar, o processo de venda é muito complexo e envolve várias partes, anseios e desejos. Então antes que você reclame que a venda resolve todos os resultados, eu já adianto que não basta vender mais, apenas.

Em muitos casos, vender uma única vez ou para um único tipo de cliente, pode ser mortal para uma empresa. Na visão da V4 Company, é preciso vender com qualidade para evitar retrabalho, problemas e reclamações. Entendemos que todos querem vender, vender e vender, mas no nosso ponto de vista, é preciso estar pronto para os desafios que o fator “mais vendas” trazem.

Ao longo dos 5 anos de história da V4 Company, ensinamos empresas e equipes de vendas a vender produtos direito com uma premissa muito simples: “Somente quando os clientes atuais estiverem satisfeitos é que a sua empresa estará pronta para conquistar novos clientes”. E só depois que todos o potencial que esse grupo de clientes tem estiver esgotado, aí sim é hora de passar para o próximo cliente.

marketing-e-vendas

Para prestadores de serviço, um primeiro ponto antes de cair de cabeça e focar 100% em vendas é demitir os clientes errados! Você deve estar se perguntando, mas como eu vou demitir meus clientes??? O que eu quero dizer é: elimine os tipos de clientes ruins ou errados, que atrapalham, dificultam e atrasam o seu desempenho e foque nos que realmente precisam de seu produto. Muitas vezes, clientes errados são responsáveis por uma expectativa não alcançada, geram esforços gigantesco e no fim, não agregam o valor esperado para nossa empresa. Reconhecer esses clientes é fundamental para CRESCER.

Segundo passo: “Tenha o seu discurso em mente”. Isso pode parecer repetitivo afinal, toda a empresa sabe o que faz não é mesmo? Mas a grande questão que você deve entender e sanar é que o discurso praticado dentro da empresa, tem que ser o mesmo, fora dela. A sua mensagem tem que ser curta, direta e impactante para conquistar a atenção das pessoas, e fácil, direta e motivacional, para que toda a cadeia de colaboradores, saiba replicar. É justamente isso que vai garantir que a sua marca permaneça na cabeça das pessoas depois que você trocar cartões e for embora.

Lembra da Teoria dos 6 graus de separação que afirma que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas? Agora, seguimos para um dos pontos que mais nos geraram vendas e grandes cases, o Networking. Antes de querer fechar mais negócios, lembre-se de ajudar e aceitar ajuda dos seus clientes. Quando você começa a aproveitar a sua carteira de clientes para fazer com que novos negócios floresçam, para os dois lados, começa um efeito que chamamos de ganha-ganha, onde seus clientes começarão a retribuir e levar mais pessoas para fazer networking com você. O networking nunca é uma fonte de trafego natural na abordagem dos nossos projetos, mas deve ser levado em conta, sempre.

Agora que você já está estruturado e ativando seus contatos é hora de montar um time de vendedores de peso. Lembre-se que nenhuma equipe é mais forte que seu elo mais fraco. Portanto, bonifique, premie e ajude na formação da sua equipe. É muito mais fácil ser um ótimo vendedor em uma equipe extraordinária do que ser um profissional extraordinário em uma equipe medíocre.

Muito bem, equipe montada, discurso alinhado e empresa pronta então vamos para o Marketing! Poucas empresas entendem realmente o que é fazer marketing. Por incrível que pareça, nem sempre as pessoas querem comprar de uma empresa que tem o menor preço, a melhor promoção e o melhor desconto. Isso, qualquer um pode fazer! A grande questão, e é aí que entra estratégia e planejamento, é: você entende sua concorrência? O seu produto? O lugar onde você vende? E como você pode se diferenciar?

Com os consumidores que temos hoje em dia, já não basta mais ser a empresa de menor preço, que coloca palhaços em pernas de pau para distribuir panfletos enquanto toca uma música alta em uma caixa de som do lado de fora da loja. Você PRECISA ser e planejar diferente. Para começar, faça um exercício rápido e pense: se um prospect seu jogar o seu nome no Google, o que ele vai encontrar? Um site feio, posts desatualizados ou apenas um Facebook mal administrado?

Para terminar, agora que você está pronto, implemente o CRM no processo de vendas. CRM significa Customer Relationshiop Management e se quiser saber mais, falamos dele no (http://www.v4company.com/crm-para-vender-mais/). Para você vender mais e melhor, o CRM é uma grande ferramenta para otimizar o processo de vendas e aumentar o controle comercial. Como já falamos no artigo “CRM para vender mais” o CRM tem alguns benefícios como:

1 – Armazenamento total das informações: Saiba exatamente quem são, onde moram, quais são seus contatos, o que compraram, quando compraram, quanto gastaram, como foram atendidos e por quem;

2 – Base para ações de marketing: Entenda com quem você está falando, defina promoções específicas, descubra em que locais seu produto tem maior aceitação, descubra nichos dentro do seu próprio universo de clientes, tenha insights para desenvolvimento de novos produtos ou serviços;

3 – Personalize o atendimento: Registre todas as interações do seu cliente com sua empresa, organize e segmente as necessidades de atendimento, descubra quem deve atender que tipo de cliente e quando;

4 – Formate seu funil de vendas: Saiba com detalhes os níveis de consciência do seu cliente e defina todos os passos do seu funil de vendas. (Não entendeu? Descubra o que é um funil de vendas.);

5 – Aumente suas vendas: De nada adianta ter controle sobre todas as informações e gerir corretamente todas as potencialidades dos seus clientes, se você não deseja vender mais. CRM é fundamental e tem como objetivo maior aumentar suas vendas.

Essas foram apenas algumas sacadas e dicas que temos para compartilhar, fique a vontade ler outros artigos que temos no blog, consumir nosso conteúdo no www.youtube/v4company e nos acompanhar nas redes sociais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Image and video hosting by TinyPic
Topo