Teste A/B: O que é e porque você deve implementá-los! - V4 Company
Engajamento

Teste A/B: O que é e porque você deve implementá-los!

Image and video hosting by TinyPic

Imagine a possibilidade de cortar o cabelo e ter a oportunidade de, se não ficar como você gostaria, voltar atrás? Ou de experimentar duas cores diferentes na parede de sua casa, e poder ficar com a que mais gostou? Pois é assim que funciona o teste A/B, parte essencial dos esforços de otimização dentro da estratégia de marketing digital de uma empresa.

 

O QUE É

Teste A/B (ou splittesting ou ainda bucket testing) é uma das técnicas utilizadas para comparar duas versões de um página com o fim analisar os resultados. Para quem busca uma explicação mais prática, funciona assim: Você direciona o tráfego de uma página de seu site que já está publicada para duas variações desta mesma. Depois de um certo período, é analisado os resultados e se descobre qual das duas versões obteve melhor performance. Não entendeu ainda? Sem problemas, veja a imagem abaixo:

explicacao_Testes_AB2

FAÇA TESTES EM QUE VOCÊ POSSA CONFIAR

A página que já publicada é chamada de campeã, e as outras são chamadas de variantes. Você SEMPRE deverá executar este teste entre uma página e outra (a campeã contra uma variante), para garantir a confiabilidade estatística de seu teste, além de rodá-lo por um período significante ou para um número significativo de usuários. Ambos fatores irão depender da quantidade de tráfego que seu site possui.

marketing-e-vendas

 

COMO TESTAR?

Você com certeza já ouviu falar que “o botão tem que ser laranja” ou que “O título deve ter pelo menos tamanho X” “formulário sempre na direita” e outras otimizações de layout prontas baseadas em um agregado de centenas de outros artigos, pesquisas e websites por aí afora. Com certeza estes estudos possuem um valor valioso para compreender como os usuários se comportam na web, mas isso não quer dizer que estas mesmas regras se aplicam ao seu ambiente digital. Por exemplo, se toda sua estratégia visual for baseada em tons de vermelho, seu botão laranja não terá mais o contraste que ele deve ter. O que funciona para um e-commerce de lingerie pode não funcionar tão bem para artigos esportivos, ou uma consultoria financeira. O que deve entrar em cena aqui é contexto. O contexto da sua estratégia.

Então, comece simples! são estas mudanças que vão geralmente trazer os maiores resultados. Faça testes significativos para você e suas estratégias, com base no seu histórico pessoal de acertos e erros, sempre buscando pensar no usuário e suas necessidades. E, se a variante performar melhor que a campeã, aplique as mudanças permanentemente e siga para o seu próximo teste!

 

AONDE TESTAR?

Não sabe quais elementos testar? Baseado no que grandes empresas estão testando e o que está dando certo, aqui vai uma lista em ordem de prioridade do que você pode testar em seu ambiente:

  • Copywriting: Sim, o texto importa e muito. Entre todos os outros elementos de uma página, é no texto aonde as mudanças impactam mais. Sua proposta de valor, além de ter um destaque especial no seu layout, deverá ser pensada, repensada e testada quantas vezes for necessário, até seu público conseguir entender apenas qual é seu posicionamento no mercado e qual o seu diferencial.

 

  • Design: Aqui, quando falamos de design, são todos os elementos das página e sua disposição. Aliás, a mudança que mais impacta na coversão é na localização e atribuição do conteúdo na página, seguido pelo layout do botão (neste outro artigo te ensinamos tudo sobre CTAs!), cores, hierarquia visual, funcionalidade e, por último, o layout do formulário.

 

  • Imagens (principalmente fotos): Será que meu público-alvo irá reagir melhor com um homem ou uma mulher na minha landing page? Olhando diretamente para o usuário ou para o texto? Com o produto na mão ou em um fundo infinito? Todas estas questões podem ser utilizadas em qualquer teste A/B.

 

Estas são as nossas dicas sobre teste A/B e onde deverão estar focado seus esforços para gerar o maior resultado possível! E você, já realizou algum teste deste tipo? Conseguiu descobrir insights para seu negócio através deles? Conte para nós aqui nos comentários!

Gustavo Pontin

Designer, V4 Company

Mais posts - Website

Follow Me:
FacebookLinkedIn

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Image and video hosting by TinyPic

Na V4 Company nos consideramos cientistas do marketing, pesquisamos e testamos as melhor hipóteses do Marketing Digital com o objetivo de vender online.

Nesse portal você vai saber tudo sobre o mundo do Marketing Digital.

Contato

Canoas - Rio Grande do Sul - Brasil.

(51) 3468.8466

direcao@v4company.com

© V4 Company LTDA - Rua Frei Orlando, 33 - Sala 201 - Canoas/RS | CNPJ 16.961.448/0001-01

Topo