VENDER ONLINE - V4 Company
Artigos

VENDER ONLINE

Image and video hosting by TinyPic

É imprescindível que você esteja preparado para vender mais, definido seu orçamento sobre seu faturamento e suas metas de ROI. Caso ainda não tenha feito isso, clique aqui e saiba como.  Após ter feito isso, você pode ter optado pelo objetivo de Vender Online, vamos mostrar como.

PRÉ REQUISITOS

Para estruturar o seu negócio para Vender Online com sucesso você precisa antes de tudo “ajeitar a casa”. Antes de pensar numa plataforma, mercado, preço, mídia e etc… Você precisa estruturar sua empresa para esse novo canal, um dos primeiros pontos que é imprescindível que você veja é seu ERP, que é seu sistema, seu software de gestão. É fundamental que  o mesmo esteja 100% alinhado, integrando todos os seus estoques. É muito comum lojas fracassarem vendendo Online por não ter um bom ERP, e optarem por ter um estoque separado só para a loja virtual, porem estoque parado é dinheiro parado. Se você tem lojas, o que você deve fazer é integrar o estoque dessas loja colocando eles disponíveis na loja virtual, assim você vende o mesmo produto por diversos canais, não vai precisar ter o custo de um novo estoque.

EQUIPE

É fundamental você iniciar com um pequeno time na sua loja virtual, o que eu indico é 3 pessoas:

marketing-e-vendas

  • Gerente de E-commerce
  • Atendimento 1
  • Atendimento 2

Você pode até começar com duas pessoas, excluindo um dos atendimentos, mas indico que não, você vai ver porque no final desse texto.

O seu Gerente de E-commerce precisa entender dos fatores macros que envolvem a operação, precisa compreender do seu business mas também de Marketing Digital que inclui Tráfego, Engajamento, Conversão e Retenção.

Sua dupla de atendimento vai ser responsável por entrar em contato com seus clientes, logo mais você vai entender a importância dessa função.

MÉTODO V4 PARA SE VENDER COM A INTERNET

Nós da V4 Company desenvolvemos um método para se vender qualquer produto com a internet ou na internet. Esse método é um processo que passa por quatro pilares: Tráfego, Engajamento, Conversão e Retenção.

Após passar pelos pré-requisitos e acertado sua equipe, você vai seguir o método V4 para vender com a internet todos os dias com lucratividade:

TRAFEGO

Quero mostrar para você porque é crucial você pensar no pilar de tráfego antes mesmo de pensar numa plataforma. Uma plataforma de loja virtual que não pensou antes de tudo em tráfego, é como uma loja no deserto, ninguém vai encontra-lá.

Qual é um dos principais fatores de sucesso num varejo físico? Na nossa opinião é a escolha do ponto. O ponto certo é 70% do sucesso de uma loja física, na internet não é diferente, porque o que representa o ponto é o tráfego.

É crucial que você estruture e separe um bom investimento para esse pilar, aqui você pode pensar nesse investimento dentro da sua verba de marketing que citei no inicio do texto que deveria ser definida, nesse artigo eu explico quanto investir e que retorno esperar. Para saber mais sobre tráfego você pode clicar aqui. 

ENGAJAMENTO

No pilar anterior estruturamos a estratégia para atrair tráfego, agora vamos pensar como envolver, engajar esse usuário com nosso negócio. Aqui que entra a escolha da plataforma, você tem que visualizar a loja virtual da mesma maneira que uma varejo físico pensa no Layout do PDV. Esse layout tem que transmitir o conceito do negócio, proporcionar uma experiencia interessante e levar o usuário a o maior número de conversões possíveis.

Engajamento é um pilar amplo desse processo, minha intenção aqui é dar uma noção básica, você pode saber mais clicando aqui. 

CONVERSÃO

Você já definiu toda sua estratégia para atrair o máximo de usuários para sua zona de engajamento, que nesse caso é sua lead page ou sua loja virtual. Agora que ele está dentro da sua loja, engajado é hora de facilitar a vida dele para que ele se torne uma conversão.

Aqui você pode pensar alguns aspectos de layout ainda, principalmente checkout da sua loja virtual. Mas questões mais estratégicas dominam esse pilar, as principais são getways de pagamento e macro indicadores. Em resumo você precisa controlar os KPIs da sua operação para garantir o máximo de conversões e ROI. Paral fundamental aqui do seu gerente de e-commerce e uma assessoria como a V4 Company que pode estar te ajudando.

Para saber mais sobre conversão você pode clicar aqui.

RETENÇÃO

Para muitos o processo acabou quando você tornou esse cliente uma conversão, mas esse pensamento é um grande erro. Numa operação de E-commerce é crucial para garantir a lucratividade, você reter o cliente, costumamos falar que nós não queremos a venda, queremos o cliente, vou explicar melhor.

Atrair clientes para sua loja é cada dia mais caro, e ao mesmo tempo cada dia a margem do varejo é menor. Ou seja, muitas, muitas, muitas vezes, fazer uma venda online não vai dar lucro algum. Porque para trazer esse venda custou muito e o produto não tem margem, então como você vai garantir lucratividade nesse negócio? Retendo o cliente!

É fundamental você fazer com o cliente compre diversas vezes de você após a primeira compra, porque depois que ele virou um cliente, você não tem mais o custo de trazer ele, porem precisa garantir uma satisfação e manter uma relação com ele, para que as próximas compras dele no segmento sejam feitas com você. Como? É por isso que no início do texto eu falei que você precisava de duas pessoas no atendimento. A função deles é estar prontos para dar o melhor atendimento ao cliente quando ele precisar e manter uma relação com os mesmo. Essa relação vai desde um e-mail, whats, ligação, carta, sei lá!Tudo que você puder fazer para manter contato com o cliente. Essa equipe precisa monitorar o número de compras no período por usuário, e garantir que o mesmo volte a comprar.

Um bom exemplo disso é a Arezzo&Co, clique aqui para ouvir o V4 Cast que gravamos com o Mauricio Bastos, diretor de e-commerce de todo o grupo que fatura online mais de R$ 100.000.000 ano.

Para saber mais sobre retenção, você pode clicar aqui. 

Se tudo isso faz sentido para você, clique aqui e entre em contato conosco para que um consultor V4 possa auxiliar o seu negócio a vender mais pela internet de maneira lucrativa.

Dener Lippert

Aos 14 anos criou a sua primeira empresa, sempre visando a parte de comunicação dos seus negócios mostrando habilidade em dominar as tendências do mercado e influenciar pessoas. Estudou Marketing no Unilasalle onde teve sua empresa incubada e graduada. Hoje a frente da V4 Company, também ministra palestra sobre Empreendedorismo, Criatividade e inovação em escolas e empresas como a Dell Computadores do Brasil e autor do livro "V4: Como vender com a internet".

Mais posts - Website

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Image and video hosting by TinyPic
Topo