7 conceitos essenciais sobre pessoas e vendas! - V4 Company
Artigos

7 conceitos essenciais sobre pessoas e vendas!

Quem acompanha as postagens aqui no blog percebe o quanto a empatia e a mentalidade user-oriented (com foco no usuário) fazem parte das minhas atividades aqui na V4 Company. E quando se fala de pessoas e vendas, não poderia ser diferente! Conceitos como Inbound Marketing estão em alta, e entender para quem você está escrevendo, desenvolvendo, gerindo, vendendo, é essencial. Afinal, negócios são pessoas.

Por isso trago para vocês 7 conceitos essenciais sobre pessoas e vendas que irão lhe auxiliar a entender como as pessoas funcionam, para você fundamentar as decisões em seu negócio – sejam estas pessoas seus clientes, fornecedores ou empregados.

As pessoas são bondosas ( ou pelo menos a grande maioria delas)

Podem até existir pessoas maldosas como em filmes e novelas, mas na verdade é que a esmagadora maioria tem boas intenções. Elas buscam auxiliar os outros com o que elas possuem ao alcance de suas mãos e com sentimentos genuínos. Então, utilize esta premissa e construa ligações cada vez mais fortes com àqueles que você divide seu caminho.

marketing-e-vendas

 

As pessoas pensam através de histórias

É o melhor argumento para se utilizar o storytelling: confiamos em fatos, mas gostamos de ouvir histórias. Por isso a utilização de parábolas e histórias infantis com “moral”: Quando criamos analogias e narrativas, nosso interesse aumenta, facilitando nossa memorização.

 

As pessoas têm necessidade de serem ouvidas

O conceito de uma pessoa poderosa pode ser atribuída ao quanto sua opinião é ouvidas e respeitada. Mas poderosos ou não, todos temos a necessidade de sermos ouvidos, em maior ou menor frequência. Saber ouvir quando alguém tem algo a dizer é o verdadeiro segredo para construir um relacionamento baseado na confiança.

 

As pessoas primeiro decidem emocionalmente, depois justificam racionalmente

Nosso instinto é muito mais rápido que nossa capacidade de racionalização. Isto quer dizer que confiamos mais em nossa intuição do que nossos pensamentos. Então: quanto mais simples e “primordial” for o estímulo (como fome ou auto-preservação), mais rápido será a resposta.

 

As pessoas anseiam por relacionamentos

Todos, sem excessão, necessitamos de relacionamentos profundos e duradouros, de preferência com outros seres humanos. Preste atenção nestes exemplos: O Facebook nos permite conectar e compartilhar nossas vidas online, com o Uber experienciamos uma abordagem mais humana entre motorista e passageiro, com o Airbnb temos a experiência real de um morar em qualquer lugar do mundo, … Percebeu uma semelhança entre eles? Pois é. Esta característica intangível construída a partir do relacionamento interpessoal é o que transforma estes produtos no sucesso que são. Pessoas se relacionando com outras pessoas, de diversas maneiras diferentes.

 

As pessoas inicialmente fogem da dor para depois buscarem o prazer

Como já comentei antes, fomos programados para sobreviver. E a melhor maneira de se fazer isso é ficar o mais longe possível de qualquer perigo. Só depois de estar seguros que buscamos nossa felicidade, porque, convenhamos, para poder apreciar as belezas da vida, precisamos estar vivos. Por isso a importância de guiar as pessoas através de um caminho seguro, bem explicado e sem surpresas; uma rota sempre será a melhor maneira de ganharmos a confiança delas.

 

As pessoas querem deixar um legado

É intrínseco de nossa humanidade querer perpetuar nossa existência através dos anos, sabemos que somos “finitos”, mas queremos mais. E este mais pode ser alcançado de várias maneiras diferentes: um livro, uma escultura, um filho, … O que queremos lá no fundo é dar nossa contribuição (indiferente do tamanho dela) para mudar o mundo e deixar nossa marca.

Estão aí as 7 dicas sobre pessoas e vendas! Espero que lhe elas auxiliem vocês a compreender cada vez mais sobre comportamento; é através deles que poderemos identificar as peculiaridades de nosso público para então satisfazê-los! Lembre-se: todo seu processo da venda estará em perigo se o cliente não for colocado como sua prioridade inicial!

Gustavo Pontin

Designer, V4 Company

Mais posts - Website

Follow Me:
FacebookLinkedIn

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Como criar provas sociais que convertem - V4 Company

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Na V4 Company nos consideramos cientistas do marketing, pesquisamos e testamos as melhor hipóteses do Marketing Digital com o objetivo de vender online.

Nesse portal você vai saber tudo sobre o mundo do Marketing Digital.

Facebook

MAIS LIDOS

© V4 Company LTDA - Rua Frei Orlando, 33 - Sala 201 - Canoas/RS | CNPJ 16.961.448/0001-01

Topo