A Falácia do Custo Irrecuperável | V4 VERDADE NUA E CRUA
V4 Verdade Nua & Crua

A Falácia do Custo Irrecuperável | V4 VERDADE NUA E CRUA

A Falácia do Custo Irrecuperável pode ser algo que você ainda não ouviu falar. Mas hoje, nossa pauta do Verdade Nua e Crua, é exatamente essa.

Vamos abordar um assunto muito pertinente à tomada de decisçoes: A falácia do Custo Irrecuperável. O conceito mostra que toda decisão ocorre em meio à insegurança.

Um exemplo simples para entender esse conceito, é imaginar a seguinte situação:

marketing-e-vendas

Você vai ao cinema, e logo quando o filme começa, aos 10 minutos, você já viu que o filme é ruim e que ficar ali assistindo pode ser uma perda de tempo. Mas aí você pensa: “já paguei 25 reais no ingresso para esse filme, mais a pipoca e o refrigerante…. Não vale a pena ir embora agora”.

Este é o problema. Muitas vezes por acreditar em esforços que já exigiram tempo e dinheiro “não valem a pena serem abandonados”, é um gatilho de coerência do nosso cérebro. Muitas vezes ficamos apegados à projetos, relacionamentos e investimentos que já se provaram um fracasso, mas ainda mantemos os esforços.

A falácia de custo irrecuperável nos abocanha quando já investimos, sobretudo, muito tempo, dinheiro, energia, amor etc. O dinheiro investido torna-se uma justificativa para continuar, mesmo quando, do ponto de vista objetivo, não faz sentido nenhum. Quanto maior o investimento, ou seja, quanto maiores forem os “custos irrecuperáveis”, tanto mais forte será a pressão para continuar o projeto.

Acompanhe a visão Sócios da V4 Company, Dener e Daniel sobre este assunto, e reflita quantas vezes você já viveu essa situação!

Você concorda com o que dissemos no vídeo? Compartilhe sua opinião com a gente!

Não deixe de acompanhar os outros conteúdos que produzimos aqui na V4 Company, através de nosso Canal do YoutubeFacebook e Instagram.

Conheça também a oportunidade de se tornar uma Unidade Franqueada V4 Company.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo