Como vender pelo WhatsApp - V4 Company
Artigos

Como vender pelo WhatsApp

Se o seu negócio ainda não está utilizando o Whatsapp para fazer vendas, você com certeza está dando um tiro no próprio pé.

Afinal de contas, quem não tem um WhatsApp hoje em dia? Desde crianças de 10 anos até vovós de 70 estão usando esse app. Então seu negócio também tem que usar!

A questão é: como você vai utilizá-lo para gerar mais vendas para o seu negócio? Bem, antes de eu te falar como você deve usá-lo, eu vou te falar como não usá-lo.

marketing-e-vendas

SPAM

Nunca! E eu repito: NUNCA! Nunca envie mensagens para uma lista de contatos que não tem você adicionado. No momento que você enviar essa mensagem, o WhatsApp irá mostrar para essa pessoa a opção de reportar a sua mensagem como SPAM e de bloquear você.

Nunca! E eu repito: NUNCA! Nunca envie mensagens para uma lista de contatos que não tem você adicionado. No momento que você enviar essa mensagem, o WhatsApp irá mostrar para essa pessoa a opção de reportar a sua mensagem como SPAM e de bloquear você.

 

 

 

Como isso impacta você?

Se você enviar mensagens ara um número grande de pessoas, mesmo que elas não marquem você como SPAM, o aplicativo vai considerar que você está fazendo essa prática e vai bloquear o seu número por um período de algumas horas, ou até mesmo permanentemente.

ENTÃO…COMO USAR?

Lançamento Meteórico (Como vender pelo WhatsApp usando grupos)

Aqui na V4, nós já utilizamos a estratégia do Lançamento Meteórico, que consiste em chamar as pessoas para um grupo, aquecê-las durante no máximo um dia e oferecer uma oferta limitada do produto.

Você pode criar uma “escassez” do seu produto: dizer que ele vai acabar em um período de tempo ou que restam XX unidades.

Aqui na V4, nós utilizamos uma dinâmica de compra coletiva com um limite de tempo. Se 5 pessoas comprassem, seria X% de desconto. Se 10 comprassem, seria Y%.  Isso é poderoso por quê faz com que uns convençam aos outros, aumentando assim a quantidade de vendas.

SUPORTE

Essa é meio óbvia, mas é importante ressaltar.

Hoje as maneiras mais comuns para se dar suporte são: chatbots e e-mails.

Não existe nada de errado com esses dois métodos, mas eles são mais úteis para negócios grandes, pois criam uma estrutura e ordem que é essencial para organizar um volume grande de pedidos.

Porém, se o seu negócio é de pequeno a médio porte, pode ser mais útil você utilizar o WhatsApp. Por dois motivos:

  1. É de graça
  2. Cria uma conexão mais íntima com o seu cliente. Ele vai sentir que está falando com uma pessoa e não com uma empresa.

Esse relacionamento de suporte vai fazer com que o cliente se sinta bem e vai permitir que você feche mais vendas com ele no futuro.

LISTA DE TRANSMISSÃO

Diferente do SPAM, somente as pessoas que tem você adicionado é que receberão suas mensagens através das listas de transmissão. Por conta disso, o WhatsApp não vai bloquear o seu acesso.

Apesar de, as listas aparecerem como um grupo para você, cada pessoa recebe individualmente a mensagem que você envia e não consegue ver as outras pessoas que estão na lista. Se ela te manda uma mensagem, somente você irá receber também.

Mande conteúdos que interessam o seu cliente e que possam ajudar e engajar ele.

Você pode criar um funil de vendas para essa lista, induzindo assim, o lead para a compra.

Áudios: Se você está vendendo um produto de valor agregado, como um veículo ou um imóvel, mande áudios curtos, preferencialmente menores do que 30 segundos. Isso humaniza ainda mais o processo e permite que você transmita confiança através da sua voz.

CONVIDE

Através de algum conteúdo seu, convide as pessoas a adicionarem o seu WhatsApp. Assim, quando você adicionar elas na sua lista de transmissão, elas sempre receberão seu whats.

Click to Chat

Facilite a vida do seu lead! Você pode criar um link para ele só clicar e ir até o seu WhatsApp. Para você fazer isso, basta copiar o modelo abaixo:

https://wa.me/<AABBCCCCCCCC>

Onde A é o código do país (o do Brasil é 55). B é o do estado. E C é o número em si.

Você pode também personalizar esse link para que as pessoas te enviem uma mensagem sempre que elas clicarem nele, utilizando o seguinte modelo:

https://wa.me/AABBCCCCCCCCC/?text=Essa%20é%20uma%20mensagem

O %20 deve ser usado sempre no lugar dos espaços.

Obviamente, esse link ficará feio, mas você pode encurtá-lo através de ferramentas como o bit.ly ou até mesmo escondê-lo em um botão (o que é o ideal), assim como fazemos aqui no site da V4:

Vale a pena conferir

Abaixo segue alguns links para você entender como pode aumentar suas vendas com o WhatsApp:

1. BizRevolution – Como vender pelo WhatsApp

2. Blog Vindi – Como vender pelo WhatsApp sem ser evasivo

3. DNA de Vendas – WhatsApp Business: como usar para vender mais?

4. Quebre a banca – 9 dicas para vender pelo WhatsApp

5. Mandâe – Como vender pelo WhatsApp de forma eficaz

6. EAD Box – Saiba como vender pelo WhatsApp e melhorar o relacionamento com os seus clientes

7. Administradores – Como utilizar o WhatsApp para vender mais

8. Conta Azul – WhatsApp para pequenas empresas

9. Agendor – WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

10. Elo7 – Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas práticas

Nós temos também alguns videos sobre o assunto:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo