É possível viver de Adsense? - V4 Company
Artigos

É possível viver de Adsense?

google adsense

É comum ouvirmos falar de youtubers e blogueiros ganhando muito dinheiro com anúncios. Muitos fantasiam obter seu sustento a partir de um canal do YouTube ou blog. Surge, então, a pergunta: é possível viver de Adsense?

Para quem não sabe, o Google oferece várias ferramentas de marketing para empresas e produtores de conteúdo. O Adsense é seu serviço de veiculação de anúncios. Basicamente, o serviço lhe dá oportunidade de veicular anúncios em seu canal ou blog, e o Google assume o papel de intermediário na distribuição do conteúdo dos anunciantes. Se o anúncio veiculado em seu canal for acessado, você ganha um percentual.

Adsense para pequenos produtores

É em cima desse percentual que youtubers e blogueiros ganham dinheiro.

marketing-e-vendas

Mas e você, pode fazer o mesmo?

Alguns dirão que é possível. Outros não vão ser muito claros sobre a dificuldade de se lucrar com o Adsense. A verdade nua e crua, no entanto, é que isso é possível — mas muito difícil!

Para que você consiga viver disso, ou ter alguma receita relevante, você precisa de muito, mas MUITO público. Se sua audiência não for enorme, seus ganhos serão muito pequenos com o Adsense. O Adsense paga pouco pelas visualizações de seu conteúdo.

Esse tipo de monetização é geralmente mais efetivo para grandes players, como, por exemplo, Google e Facebook. Eles são vendedores de publicidade em seus canais, mas encontram êxito em razão de seu enorme volume de acessos.

Quer usar o Adsense? Lembre disso: tenha muito público.

Adsense para grandes produtores

Mas e se você não for um produtor pequeno, mas possuir uma alta média de espectadores, vale a pela monetizar?

Depende.interface do google adsense

Adsense tem algumas desvantagens. A principal delas é a inconveniência. É em razão disso que a Netflix, por exemplo, não veicula anúncios. Seu público é enorme. Certamente a empresa ganharia muito dinheiro com anunciantes. Porém, imagine o aborrecimento de estar assistindo uma série e ser interrompido por propaganda. A Netflix fez alguns testes nesse sentido e os usuários não gostaram muito. Certamente o incômodo gerado para o espectador não compensaria a renda gerada pelos anúncios.

Por essa razão, caso você tenha um público grande, pense bem! Talvez a monetização o fará perder espectadores. A V4 Company não veicula anúncios via Adsense em função disso. Por outro lado, acreditamos na produção de conteúdo como um meio de contato com futuros colaboradores.

Como ganhar dinheiro SEM o Adsense

Se você é iniciante ou seu público ainda é pequeno, não desanime. Não é apenas através do Adsense que se pode ganhar dinheiro. Há outras estratégias para monetizar sua audiência.

Produção de conteúdo é um meio de gerar mais negócios e encontrar novos parceiros. Caso você não entenda muito sobre marketing de conteúdo, leia nosso artigo. O ponto é: se seu conteúdo é bom, você construirá uma audiência e se tornará um influenciador. Aí reside a oportunidade de monetização.

A V4 Company, por exemplo, não tem um público excepcionalmente grande, mas consegue muitas oportunidades através da produção de conteúdo. Muitos clientes se interessam por nosso trabalho através dos vídeos que fazemos em nosso canal ou de nossos artigos. Definitivamente, vale a pena investir em mídias sociais.

Outros canais, como o Porta dos Fundos, vendem publicidade direta ao anunciante, sem o intermediário do Google. O Jovem Nerd vende seus produtos (camisetas, canecas, etc). Há ainda aqueles que vendem cursos e materiais de merchandising.

O ponto é: mesmo que você não monetize seu conteúdo via Adsense, não deixe de produzi-lo. Ele pode ser uma porta de entrada para muitas novas oportunidades, desde que você produza bom conteúdo.

Se quiser saber como produzir conteúdo para mídias digitais, não deixe de ler esse artigo, onde discutimos quais as melhores plataformas para difundir seu material.

***

E você? Tem um canal de conteúdo e não sabe como monetizar?

A V4 Company pode ajudar.

Temos modelos de assessoria e  consultoria que podem ajudá-lo a montar estratégias de marketing.
Acesse  👉 http://bit.ly/2B0CdtA

Conheça a Formação Cientista do Marketing, aumente seus conhecimentos e trabalhe com Marketing Digital utilizando o Método V4. Acesse:
👉 http://bit.ly/2B20Shm

E se você deseja atuar com uma carteira de clientes, sendo parte da V4, trabalhando em Home Office e tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos, acesse:
👉 http://bit.ly/2B1Z73P

Obtenha o Kit de Vendas V4: 👉 http://bit.ly/2B32Xtp
Nele você vai ter acesso ao grupo de WhatsApp de Consultores de Marketing Digital mais engajado do Brasil.
Você vai ter acesso também a ferramentas que irão auxiliar na estrutura do seu negócio.
Ferramentas como: Planilha de projeção de resultado, modelo de relatório, modelo padrão de qualidade, nosso manual de conduta e acesso ao grupo de vendas no whatsapp.

Veja também:

Rumenig Pires

Editor de vídeo e redator na V4 Company. Mestre em Comunicação, formado em Comunicação Digital.

Mais posts

Follow Me:
LinkedIn

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo